A Escola está bonita, climatizada, e como sempre, ensinando com qualidade e responsabilidade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

1º TORNEIO DE XADREZ - 1ª Fase

No dia 28/08 realizou-se a 1ª Fase do 1º Torneio de Xadrez de nossa escola. Os alunos participantes foram distribuidos em 8 Grupos por meio de sorteio, os 2 Melhores de cada grupo (16 alunos) se classificaram para a 2ª Fase (oitavas de final) que acontecerá em um sábado do mês de setembro/2010. Esta proposta ousada de trabalhar Xadrez na escola Ângelo Lima de Amorim, partiu dos profesores NIVAR CAIXETA  e EDMAR FERNANDES DE SOUZA. A iniciativa contou com total apoio da Diretora JOSILENE S. ANDRADE.

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.
O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte.Diferentemente de muitos jogos, o desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado da partida depende de concentração, raciocínio, estratégia e das decisões dos jogadores. Entretanto, devido a grande complexidade do xadrez, as consequências a longo prazo dos movimentos dificilmente podem ser estimadas com precisão.
                O CAMINHANTE E O ESTUDANTE

Na trajetória do nosso aprendizado conhecemos e interagimos com pessoas que contribuem conosco, e com outras pessoas, que não deixam nada mais que lembranças vãs. Dois tipos de pessoas: O estudante é otimista, ao contrário do caminhante.
Quando o caminhante diz:
- Não sei! O estudante surpreende dizendo: - Tudo se aprende com o tempo.
Se o caminhante insiste dizendo:
- Isso é besteira! O estudante persiste: - Mas pode fazer toda diferença.
Quando o caminhante diz:
- Eu vou rascunhar. O estudante responde: - É o momento de decidir.
Como sabemos, a vida é feita de escolhas, as vezes escolhemos o certo, outras vezes, o errado. Se a vida lhe oferece a chance de decidir ser um caminhante com a vida “livre”, porém alienada; ou um estudante, com sede de aprender, de ter uma vida assegurada, de tomar posse de grande tesouro, de valor inestimável, o estudo; não exite.
O estudante pode ser às vezes “tachado”, mas ele vai a escola buscar conhecimento, buscar respostas às suas dúvidas, respostas que o ajudam a driblar e deixar no passado, grandes obstáculos.
WALISSON CARLOS ASSUNÇÃO DA SILVA (8ª A) – 08/2010

Obs: o texto acima foi escolhido através de votação entre alunos e funcionários da escola como o melhor, dentre os mais de 50 textos criados pelos alunos em alusão ao dia do estudante 11/08.
               A ESCOLA, O PROFESSOR E O ESTUDANTE
Para alguns estudantes, a escola não é um lugar no qual eles se sentem bem, nem à vontade. Mesmo aqueles que fora da escola são espertos, curiosos e alegres, dentro da sala-de-aula vão ficando calados, passivos e tristes.
A escola não tem nada que ver com a sua vida de todo dia, dentro dela não há lugar para seus problemas e preocupações. O(a) professor(a) na maioria das vezes, não é visto como uma pessoa amiga, que está ali para ajudar, mas sim, como aquela pessoa que sabe o que eles não sabem, que fala enquanto eles têm que ficar calados e quietos, que fala bonito, e diz que eles falam errado, que castiga quando eles se comportam mal e que reprova quando eles não conseguem aprender. Eles têm medo dele(a), e para se defender, se fecham em si mesmos, tornam-se agressivos, indisciplinados, desinteressados.
JAQUELINE LIMA ROCHA (8ª A) – 08/2010

Obs: o texto acima foi escolhido pela Orientadora Katia e o Supervisor Gil.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS - 2010

Dia 06/08 a Escola promoveu o 1º Jantar para Homenagear os Pais. Dos mais de mil alunos que atendemos diariamente, ficamos muito honrados com a presença de aproximadamente 30 pais. no começo ficaram um pouco acanhados, mas aos poucos foram ficando a vontade e tudo correu muito bem.