A Escola está bonita, climatizada, e como sempre, ensinando com qualidade e responsabilidade.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BULLYING É CRIME!!!

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de bullying pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram nesse contexto.


Tipos de bullying
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
• Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
• Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
• Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
• Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
• Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
• Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
• Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
• Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
• Isolamento social da vítima.
• Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
• Chantagem.
• Expressões ameaçadoras.
• Grafitagem depreciativa.
• Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
• Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas

sábado, 18 de dezembro de 2010

OBMEP - Identificando Talentos

Em clima de muita alegria e orgulho os alunos PLINIO, JOSÉ HENRIQUE E WALISSON foram homenageados pela diretora JOSILENE SOUSA DE ANDRADE e o Professor de Matemática EDMAR FERNANDES DE SOUZA, responsável pela Obmep nesta escola (à direita na foto). 

Após 5 anos participando da Obmep, somente em 2009, o aluno PLINIO DA SILVA TORRES (6ª A) foi citado, como ganhador de um Certificado de Menção Honrosa, colocando o nome desta escola e deste município, pela primeira vez, na lista da Obmep.
Talvez motivados pelo feito de um aluno desta escola, em 2010, os alunos JOSÉ HENRIQUE LOPES ANDRADE, 7ª série (à frente) e o aluno WALISSON CARLOS ASSUNÇÃO DA SILVA, 8ª série (ao lado do profº. Edmar), também foram citados como ganhadores de Certificado de Menção Honrosa. No dia 11/12/2010 foi promovida uma Cerimônia de Premiação para entregar ao aluno PLINIO o seu Certificado enviado pela Obmep (após um ano de espera) e uma camiseta (entregue aos três alunos).

ALUNO(A) DESTAQUE - 2010

Aconteceu na Escola Ângelo lima de Amorim, no dia 11/12 (sábado), a Cerimônia de Premiação do Aluno(a) Destaque 2010
Na oportunidade, o Prof. Edmar Fernandes entregou um Certificado e uma Camiseta aos 3 Melhores Alunos de Matemática das turmas em que trabalhou em 2010. 


Esta é mais uma proposta implementada nessa escola pelo Prof. Edmar Fernandes (MATEMÁTICA).
Entre seus objetivos está:
* Motivar os alunos a dedicarem-se ao estudo de matemática;
* Homenagear os 3 alunos(as) que se destacaram durante o ano letivo;
* Reunir Pais e Alunos em uma Cerimônia de Premiação no final do ano, para entregar a cada aluno um Certificado como forma de Parabenizá-lo pelo seu esforço e dedicação.
* Proporcionar aos pais e alunos momentos de confraternização;
* Oferecer um coquetel;

 
E ainda, foram Entregues: 
* O Certificado de Menção Honrosa/2009 e uma camiseta ao aluno Plinio da Silva Torres(ao lado da Diretora Josilene), primeiro dessa escola a ser premiado na OBMEP.

* Uma Camiseta; aos ganhadores de Menção Honrosa/2010, José Henrique (à esquerda na foto) e Walisson (ao lado do Prof. EdmarFS).

Pelo 2º ano consecutivo algum aluno(a) dessa escola e, também aluno do Prof. Edmar Fernandes; não por coincidência, mas por muita dedicação e transpiração.

Nessa Cerimônia, o Prof. Edmar Fernandes juntamente com a Diretora Josilene, entregaram os Prêmios aos Ganhadores do 3º Torneio de Matemática: Camiseta, Dinheiro e Certificado.
 


*Para ver as fotos, click aqui